SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número34Efeito do perfil do diretor na gestão escolar sobre a proficiência do aluno índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

ALVARENGA, Georfravia Montoza  y  ARAUJO, Zilda Rossi. Portfólio: aproximando o saber e a experiência. Est. Aval. Educ. [online]. 2006, vol.17, n.34, pp.187-206. ISSN 0103-6831.

O presente trabalho relata e discute dados referentes a uma pesquisa-ação de caráter qualitativo cujos objetivos foram analisar e compreender a prática do professor, seus saberes, suas experiências e suas reflexões acerca da avaliação da aprendizagem ativada no contexto didático; discutir, propor e operacionalizar formas de avaliação, inseridas no processo didático; implementar e analisar os possíveis usos do portfólio como ferramenta de avaliação. Nesta investigação, professores atuantes no ensino básico, coordenadores e supervisores compuseram a amostra. A metodologia foi a de oficinas para discutir a avaliação no cotidiano escolar, mini-cursos para oferecer suporte para as atividades avaliativas implementadas e análise reflexiva sobre a própria prática. Focalizamos o potencial formativo das oficinas e das reflexões oportunizadas para a formação continuada do professor. Destacamos ainda a importância e a riqueza do uso dos portfólios como ferramenta de avaliação, bem como as dificuldades que devem ser superadas para sua utilização.

Palabras clave : Avaliação Da Aprendizagem; Portfólio; Prática Avaliativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )