SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número45O Funcionamento Diferencial do Item (DIF) como estratégia para captar ênfases curriculares diferenciadas em matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

SILVA, Wellington  e  SOARES, Tufi Machado. Eficácia dos processos de linkagem na avaliação educacional em larga escala. Est. Aval. Educ. [online]. 2010, vol.21, n.45, pp.191-211. ISSN 0103-6831.

Em 1997, por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), definiu-se a escala de proficiência para o Brasil. A partir de então, praticamente todas as avaliações em larga escala realizadas têm procurado manter uma comparabilidade de resultados com essa escala, por intermédio da Metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Entretanto, observa-se uma diversidade de situações ao se analisar as diferentes avaliações realizadas pelos Estados brasileiros e até no próprio Saeb. Neste artigo, apresentaremos alguns aspectos técnicos necessários para garantir a comparabilidade nos procedimentos de linkagem de avaliações, bem como as características das avaliações do Saeb e de alguns Estados brasileiros ao longo do tempo.

Palavras-chave : Teoria da Resposta ao Item (TRI); Avaliação da Educação; Escala de Avaliação; Métodos de Avaliação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )