SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46Confiabilidade dos julgamentos de avaliadores de prova escrita na seleção para o mestradoAutoavaliação institucional da UFBA na era Sinaes: a experiência revisitada na Escola de Administração índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

OLIVER, Ana Cristina  y  BARRETO, Maribel Oliveira. Assessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiência. Est. Aval. Educ. [online]. 2010, vol.21, n.46, pp.375-385. ISSN 0103-6831.

Este artigo tem o objetivo de descrever a experiência da implantação de um serviço de assessoria pedagógica a docentes universitários em uma instituição de ensino superior particular do Estado da Bahia. Em encontros promovidos entre a gerência de ensino e as respectivas assessoras pedagógicas das unidades, foram estabelecidas três macro-ações: ações de capacitação pedagógica, ações de acompanhamento das atividades docentes e ações de avaliação dos docentes. As ações apresentadas foram efetivadas na unidade de ensino de Salvador, durante dezesseis meses. A unidade contava com vinte e sete cursos de bacharelado nas áreas de humanas, saúde e exatas e com uma média de quinhentos e cinquenta docentes no seu quadro de trabalho. Os professores que participaram das ações e procuraram a assessoria pedagógica demonstraram estar satisfeitos com a iniciativa desse tipo de apoio, e a constante adesão de outros docentes revelou que a persistência do trabalho e a relação de confiança mútua são fundamentais para o sucesso da qualificação pedagógica do docente.

Palabras clave : Qualificação Profissional; Formação de Professores; Educação Continuada; Ensino Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )