SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número48Índice de condições de qualidade educacional: metodologia e indíciosImpactos do novo marco legal brasileiro na gestão da educação municipal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

SILVA, Juliana Bezzon da  e  SOUZA, Tatiana Noronha de. Análise da utilização de uma escala para avaliação da qualidade de creches. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.48, pp.137-158. ISSN 0103-6831.

Nas últimas décadas, a discussão sobre qualidade tem ganhado força e espaço nas políticas públicas e instituições de ensino. Assim, no intuito de contribuir com os estudos sobre avaliação da qualidade na educação infantil, a presente pesquisa objetiva analisar a utilização da Escala de Avaliação de Ambientes Coletivos para Crianças de O a 30 meses (Esac), versão traduzida de uma escala norte-americana para avaliação de ambientes de creches brasileiras. Por meio de aplicações da escala por pares independentes e aplicações individuais, foram observadas seis turmas de crianças (6-27 meses) de cinco creches (uma universitária, duas conveniadas, uma municipal e uma particular autorizada). Os resultados apontam para questões importantes a serem levadas em conta no uso da escala no contexto brasileiro. Observou-se que o resultado numérico, por si só, não facilita a caracterização das turmas em seus modelos pedagógicos, sendo importante considerar os detalhes de cada indicador e o processo de aplicação do instrumento. Aponta-se, portanto, para a necessidade de um diálogo entre a escala, seu uso e o contexto avaliado, o que possibilitará a discussão necessária para a compreensão da avaliação e de possíveis metas para a promoção da qualidade.

Palavras-chave : Educação infantil; Avaliação; Creche; Qualidade do ensino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )