SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue49Analysis of entrance examination 2009-I of UFLA using the IRTAnalysis of students' written production in one question related to arithmetic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

SANTOS, Cenilza Pereira dos  and  SOARES, Sandra Regina. Aprendizagem e relação professor-aluno na universidade: duas faces da mesma moeda. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.49, pp.353-369. ISSN 0103-6831.

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa destinada a conhecer as representações sobre a relação professor-aluno no processo formativo, na universidade, de estudantes do último ano do Curso de Pedagogia de uma instituição pública da Bahia que já atuam como professores. Aborda uma reflexão teórica sobre a aprendizagem e a relação professor-aluno. A investigação, de natureza qualitativa com base nas representações sociais, adotou como estratégia de coleta dos dados o memorial e a entrevista aberta. O tratamento dos dados, firmado na análise de conteúdo, tipo temática (Bardin, 2000), permitiu constatar que as representações dos participantes sobre a relação entre professores e estudantes contemplam, de um lado, um discurso idealizado acerca do papel do professor, como mediador da aprendizagem e da participação ativa e comprometida do estudante, e, de outro, práticas estudantis baseadas na heteronomia, no medo de se expor e ser repreendido pelo professor. Essa significação construída durante as vivências escolares foi reforçada pelas práticas vivenciadas na universidade que se distanciaram pouco das experiências anteriores e, dessa forma, não contribuíram, efetivamente, para a ressignificação de tais representações.

Keywords : Universidades; Relações Professor-Aluno; Representações Sociais; Avaliação Qualitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )