SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue49Analysis of students' written production in one question related to arithmetic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

SOUZA, Célia Magalhães de  and  PINHEIRO, Sonia Regina Potenza Guimarães. Grupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversos. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.49, pp.387-400. ISSN 0103-6831.

Este artigo tem o objetivo de mostrar como as diversas ações desenvolvidas no grupo de apoio, por meio de duas experiências apresentadas por diretoras de escolas, propiciam um movimento de construção e reconstrução conjunta, colaborativa e reflexiva, permitindo, dessa forma, um novo olhar para a formação de professores em serviço, bem como para mudanças e transformações das práticas em cenário escolar. Para tanto, a formação de dois grupos de apoio é apresentada, sendo uma em uma escola pública e outra em uma escola particular. Nesses grupos, são vivenciadas discussões, sobre as ações pedagógicas desenvolvidas na escola, mediadas pela linguagem e outras ferramentas culturais construídas socialmente no ambiente escolar, que podem propiciar uma transformação nos sentidos e significados atribuídos à educação escolar, para que promovam uma melhoria na qualidade de ensino, de fato e não somente de direito.

Keywords : Formação de Professores; Processo de Ensino-Aprendizagem; Prática de Ensino; Qualidade do Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )