SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número49Análisis de la producción escrita de los estudiantes en una cuestión de aritmética índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

SOUZA, Célia Magalhães de  y  PINHEIRO, Sonia Regina Potenza Guimarães. Grupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversos. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.49, pp.387-400. ISSN 0103-6831.

Este artigo tem o objetivo de mostrar como as diversas ações desenvolvidas no grupo de apoio, por meio de duas experiências apresentadas por diretoras de escolas, propiciam um movimento de construção e reconstrução conjunta, colaborativa e reflexiva, permitindo, dessa forma, um novo olhar para a formação de professores em serviço, bem como para mudanças e transformações das práticas em cenário escolar. Para tanto, a formação de dois grupos de apoio é apresentada, sendo uma em uma escola pública e outra em uma escola particular. Nesses grupos, são vivenciadas discussões, sobre as ações pedagógicas desenvolvidas na escola, mediadas pela linguagem e outras ferramentas culturais construídas socialmente no ambiente escolar, que podem propiciar uma transformação nos sentidos e significados atribuídos à educação escolar, para que promovam uma melhoria na qualidade de ensino, de fato e não somente de direito.

Palabras clave : Formação de Professores; Processo de Ensino-Aprendizagem; Prática de Ensino; Qualidade do Ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )