SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número49Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritmética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

SOUZA, Célia Magalhães de  e  PINHEIRO, Sonia Regina Potenza Guimarães. Grupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversos. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.49, pp.387-400. ISSN 0103-6831.

Este artigo tem o objetivo de mostrar como as diversas ações desenvolvidas no grupo de apoio, por meio de duas experiências apresentadas por diretoras de escolas, propiciam um movimento de construção e reconstrução conjunta, colaborativa e reflexiva, permitindo, dessa forma, um novo olhar para a formação de professores em serviço, bem como para mudanças e transformações das práticas em cenário escolar. Para tanto, a formação de dois grupos de apoio é apresentada, sendo uma em uma escola pública e outra em uma escola particular. Nesses grupos, são vivenciadas discussões, sobre as ações pedagógicas desenvolvidas na escola, mediadas pela linguagem e outras ferramentas culturais construídas socialmente no ambiente escolar, que podem propiciar uma transformação nos sentidos e significados atribuídos à educação escolar, para que promovam uma melhoria na qualidade de ensino, de fato e não somente de direito.

Palavras-chave : Formação de Professores; Processo de Ensino-Aprendizagem; Prática de Ensino; Qualidade do Ensino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )