SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número51Desigualdade de desempenho e raça: uma análise a partir do Paebes 2009Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

PADILHA, Frederica; ERNICA, Mauricio; BATISTA, Antônio Augusto Gomes  e  PUDENZIO, Luciana. As regularidades e exceções no desempenho no Ideb dos municípios. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.51, pp.58-81. ISSN 0103-6831.

Este artigo tem por objetivo explorar relações entre qualidade do Ensino Público no Fundamental II, a partir do Ideb 2009, e características dos municípios. Sua finalidade principal consiste em apreender tanto regularidades que marcam as desigualdades regionais e educacionais quanto os casos que rompem com essas regularidades. A análise indica três importantes resultados: (i) que as metrópoles apresentam indicadores negativos, o que reforça a hipótese de um efeito-metrópole sobre as desigualdades educacionais; (ii) que, no Nordeste, os resultados mais críticos parecem se concentrar na faixa litorânea e (iii) os municípios de alguns estados do Nordeste, especialmente os do Ceará, fogem ao padrão negativo da região, o que exige estudos aprofundados para compreensão de seus condicionantes socioeducacionais.

Palavras-chave : Avaliação da Educação; Políticas Públicas; Ideb; Desigualdades Educacionais; Municípios.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )