SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue51Os desafios de uma proposta de avaliação em valores para o programa “A União Faz a Vida”: um estudo piloto author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Diário de itinerância, recurso para formação e avaliação de estudantes universitários. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.51, pp.250-269. ISSN 0103-6831.

Este artigo tem o objetivo de relatar a experiência da utilização do diário de itinerância, de René Barbier (2007) em dois cursos de pós-graduação stricto sensu. O termo, cunhado pelo autor, é entendido como “bloco de apontamentos, no qual cada um anota o que sente, o que pensa, o que medita, o que poetiza, o que retém de uma teoria, de uma conversa, o que constrói para dar sentido à vida”. Barbier o propõe como técnica de pesquisa-ação, mas nos cursos foi empregado como recurso para formação e avaliação. Do primeiro curso são apresentados exemplos de diários elaborados e do segundo, depoimentos de alunos que os elaboraram e socializaram. Dentre as apreciações dos alunos quanto ao seu trabalho com os diários de itinerância destacam-se: registrar, nos diários, o que os afetou em sua trajetória escolar e profissional, proporcionou maior intimidade com o texto lido e discutido, e levou-os a reconhecer seu valor como profissional; além disso, forneceu elementos para autoconhecimento, tanto para o autor como para os que participaram da socialização.

Keywords : Avaliação da Aprendizagem; Formação Profissional; Estudantes; Diário de Itinerância; Pós-Graduação; Outros Temas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )