Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831
Resumo
ALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de e BENEDETTI, Francisco Carlos. Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladas. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.52, pp.68-84. ISSN 0103-6831.
A pesquisa que originou o presente texto mediu a eficiência das escolas públicas cicladas e não cicladas de ensino fundamental centrando-se nos municípios de Campinas, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Variáveis foram construídas para entender a influência do trabalho pedagógico do professor em relação ao tipo de escola (ciclada e não ciclada) e, simultaneamente, interessou-nos verificar a associação desse trabalho docente com outras variáveis: (a) as variáveis de proficiência média em leitura e matemática dos alunos, que foram medidas em dois momentos distintos de suas vidas escolares, a saber, na 1ª série e na 3ª série; e (b) a variável nível socioeconômico, investigada junto a um questionário respondido pelos pais. As associações entre tais variáveis nos permitiram a obtenção de níveis de eficiência das escolas.
Palavras-chave : Estudo Longitudina; Eficiência; Análise de Dados; Ensino Fundamental; Desempenho Escolar.