SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Indicadores de fluxo escolar e políticas educacionais: avaliação das últimas décadasInterpretação de escalas de proficiência com utilização do método do marcador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

ALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de  e  BENEDETTI, Francisco Carlos. Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladas. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.52, pp.68-84. ISSN 0103-6831.

A pesquisa que originou o presente texto mediu a eficiência das escolas públicas cicladas e não cicladas de ensino fundamental centrando-se nos municípios de Campinas, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Variáveis foram construídas para entender a influência do trabalho pedagógico do professor em relação ao tipo de escola (ciclada e não ciclada) e, simultaneamente, interessou-nos verificar a associação desse trabalho docente com outras variáveis: (a) as variáveis de proficiência média em leitura e matemática dos alunos, que foram medidas em dois momentos distintos de suas vidas escolares, a saber, na 1ª série e na 3ª série; e (b) a variável nível socioeconômico, investigada junto a um questionário respondido pelos pais. As associações entre tais variáveis nos permitiram a obtenção de níveis de eficiência das escolas.

Palavras-chave : Estudo Longitudina; Eficiência; Análise de Dados; Ensino Fundamental; Desempenho Escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )