SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número55Efeitos da condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família em Campinas (SP)A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

CORTI, Ana Paula. As diversas faces do ENEM: análise do perfil dos participantes (1999-2007). Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.55, pp.198-221. ISSN 0103-6831.

A visibilidade pública do Exame Nacional do Ensino Médio vem aumentando consideravelmente nos últimos anos, sobretudo por meio da mídia escrita e televisiva, que enfatiza um ranqueamento de escolas no país. Essa abordagem acaba por associar o Exame a uma avaliação do ensino médio nacional e, ao mesmo tempo, das escolas individualmente. Este artigo sustenta que, contrariando os discursos governamental e midiático, esse exame, desde sua origem, está longe de uma efetiva avaliação do ensino médio como etapa de ensino, e que essa distância continuou crescendo ao longo dos anos e das mudanças introduzidas no exame. A metodologia adotada no artigo consistiu na análise do perfil dos participantes do exame no período de 1999 a 2007 que revela sua heterogeneização, com o decréscimo acentuado do número de concluintes em relação ao número cada vez maior de egressos.

Palavras-chave : Enem; Ensino Médio; Avaliação em Larga Escala.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )