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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

KARINO, Camila Akemi; VINHA, Luís Gustavo do Amaral  e  LAROS, Jacob Arie. Os questionários do Saeb: o que eles realmente medem?. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.59, pp.270-297. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.1822/255920142948.

O presente estudo investigou as evidências de validade de construto dos questionários do Saeb de 2009. Depois de um processo de tratamento de dados e análise exploratória, foram analisadas as respostas de 1.906.616 alunos do 9º ano do ensino fundamental, de 77.905 professores e de 27.292 diretores, além das informações relacionadas às 27.045 escolas de todo Brasil. Análise Fatorial foi utilizada para identificar os construtos mensurados pelos questionários. Os resultados indicaram a existência de quatro fatores no questionário de escola, seis fatores no questionário de diretor, seis fatores no questionário de professor e quatro fatores no questionário de aluno. Uma reflexão crítica é necessária para avaliar se os construtos mensurados pelos questionários do Saeb são aqueles que realmente importam em relação ao desempenho escolar.

Palavras-chave : Questionários Contextuais; Avaliação da Educação; Saeb; Validade de Construto..

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