SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue61Influences of scientific initiation scholarship programs in graduate schoolIs social composition important for school effects in elementary school? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

FARIA, Ernesto Martins  and  GUIMARAES, Raquel Rangel de Meireles. Excelência com equidade: fatores escolares para o sucesso educacional em circunstâncias desfavoráveis. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.61, pp.192-215. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266103115.

São analisados os determinantes de sucesso no aprendizado de um grupo seleto de escolas públicas que atendem alunos de nível socioeconômico baixo, considerando os resultados da Prova Brasil 2011 e de seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Foca-se nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Com base nos dados da Prova Brasil, fez-se uma análise descritiva e inferencial da diferença entre os fatores escolares das 215 escolas identificadas pelo estudo "Excelência com equidade" (chamadas de escolas tratamento) e os das escolas com características semelhantes em 2007, mas que não apresentaram o mesmo desempenho no aprendizado de seus alunos em 2011 (denominadas escolas controle). Os resultados apontam que as escolas tratamento possuem diretores mais bem avaliados pelos professores e uma grande influência do município em seu desempenho.

Keywords : Prova Brasil; Avaliação da Educação; Nível Socioeconômico; Equidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )