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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

FARIA, Ernesto Martins  y  GUIMARAES, Raquel Rangel de Meireles. Excelência com equidade: fatores escolares para o sucesso educacional em circunstâncias desfavoráveis. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.61, pp.192-215. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266103115.

São analisados os determinantes de sucesso no aprendizado de um grupo seleto de escolas públicas que atendem alunos de nível socioeconômico baixo, considerando os resultados da Prova Brasil 2011 e de seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Foca-se nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Com base nos dados da Prova Brasil, fez-se uma análise descritiva e inferencial da diferença entre os fatores escolares das 215 escolas identificadas pelo estudo "Excelência com equidade" (chamadas de escolas tratamento) e os das escolas com características semelhantes em 2007, mas que não apresentaram o mesmo desempenho no aprendizado de seus alunos em 2011 (denominadas escolas controle). Os resultados apontam que as escolas tratamento possuem diretores mais bem avaliados pelos professores e uma grande influência do município em seu desempenho.

Palabras clave : Prova Brasil; Avaliação da Educação; Nível Socioeconômico; Equidade.

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