SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número61Influências da iniciação científica na Pós-graduaçãoA composição social importa para os efeitos das escolas no ensino fundamental? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

FARIA, Ernesto Martins  e  GUIMARAES, Raquel Rangel de Meireles. Excelência com equidade: fatores escolares para o sucesso educacional em circunstâncias desfavoráveis. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.61, pp.192-215. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266103115.

São analisados os determinantes de sucesso no aprendizado de um grupo seleto de escolas públicas que atendem alunos de nível socioeconômico baixo, considerando os resultados da Prova Brasil 2011 e de seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Foca-se nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Com base nos dados da Prova Brasil, fez-se uma análise descritiva e inferencial da diferença entre os fatores escolares das 215 escolas identificadas pelo estudo "Excelência com equidade" (chamadas de escolas tratamento) e os das escolas com características semelhantes em 2007, mas que não apresentaram o mesmo desempenho no aprendizado de seus alunos em 2011 (denominadas escolas controle). Os resultados apontam que as escolas tratamento possuem diretores mais bem avaliados pelos professores e uma grande influência do município em seu desempenho.

Palavras-chave : Prova Brasil; Avaliação da Educação; Nível Socioeconômico; Equidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )