SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número62Políticas de avaliação em larga escala e institucional: perfil da produção na pós-graduaçãoPercurso histórico do Saresp e as implicações para o trabalho pedagógico em sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

BAUER, Adriana; PIMENTA, Claudia Oliveira; NETO, João Luiz Horta  e  SOUSA, Sandra Zákia Lian. Avaliação em larga escala em municípios brasileiros: o que dizem os números? * . Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.62, pp.326-352. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.18222/eae266203207.

O artigo, que se organiza em quatro seções, apresenta resultados de pesquisa que teve por objetivos mapear e caracterizar iniciativas relacionadas às avaliações em larga escala em desenvolvimento nos municípios brasileiros. Inicialmente, expõe-se uma síntese de estudos já produzidos sobre a temática e, em seguida, são explicitado os procedimentos metodológicos do estudo. Na terceira seção, discutem-se resultados obtidos na fase preliminar do survey, que abarcam manifestações obtidas de 4.309 municípios. Por fim, são apontadas conclusões acerca de concepções presentes nas avaliações propostas pelos municípios e dos usos dos resultados que as gestões desses entes federados fazem das diversas avaliações existentes, que evidenciam a consolidação da avaliação em larga escala como instrumento de gestão educacional nas municipalidades.

Palavras-chave : Avaliação Educacional; Gestão Educacional; Survey; Política de Avaliação dos Municípios.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )