Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
NASCIMENTO, Lucilene Aparecida e Lima do e ROCAS, Giselle. Portfólio: uma opção de avaliação integrada para o ensino de Ciências. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.63, pp.742-767. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3209.
Este estudo objetiva apresentar o portfólio como um instrumento viável para integrar avaliação e aprendizagem no ensino de Ciências. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito de duas escolas públicas estaduais no Rio de Janeiro, onde alunos elaboraram seus portfólios de avaliação a partir de atividades pedagógicas diversas. Assumidos o viés metodológico da pesquisa-ação e uma abordagem qualitativa na análise dos dados, concluiu-se que, embora a marca da avaliação tradicional tenha sido ainda encontrada nos discursos dos alunos, não há como negar que eles estão permeados pela concepção da avaliação integrada ao ensino-aprendizagem. A utilização do portfólio como instrumento de avaliação ainda é considerada uma novidade pedagógica, mas pode e deve ser empregado como instrumento de avaliação no ensino de Ciências, pois se mostrou possível e bem-sucedido quanto à sua implementação
Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Ensino de Ciências; Portfólio; Instrumentos de Avaliação.