SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número63Construindo instrumentos de avaliação para prática do aluno em cuidados intensivos/emergênciaAvaliação formativa da aprendizagem: a experiência do conselho de classe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

NASCIMENTO, Lucilene Aparecida e Lima do  e  ROCAS, Giselle. Portfólio: uma opção de avaliação integrada para o ensino de Ciências. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.63, pp.742-767. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3209.

Este estudo objetiva apresentar o portfólio como um instrumento viável para integrar avaliação e aprendizagem no ensino de Ciências. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito de duas escolas públicas estaduais no Rio de Janeiro, onde alunos elaboraram seus portfólios de avaliação a partir de atividades pedagógicas diversas. Assumidos o viés metodológico da pesquisa-ação e uma abordagem qualitativa na análise dos dados, concluiu-se que, embora a marca da avaliação tradicional tenha sido ainda encontrada nos discursos dos alunos, não há como negar que eles estão permeados pela concepção da avaliação integrada ao ensino-aprendizagem. A utilização do portfólio como instrumento de avaliação ainda é considerada uma novidade pedagógica, mas pode e deve ser empregado como instrumento de avaliação no ensino de Ciências, pois se mostrou possível e bem-sucedido quanto à sua implementação

Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Ensino de Ciências; Portfólio; Instrumentos de Avaliação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )