SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue68Education policy, cross -national tests of Pupil achievement, and the pursuit of world Class schooling: a critical analysisIndiscipline in PISA: between intra- and extra-school factors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

ARAUJO, Maria de Lourdes Haywanon Santos  and  TENORIO, Robinson Moreira. Resulta dos brasileiros no pisa e seus (des)usos. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.68, pp.344-380.  Epub May 01, 2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4553.

O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar como foram utilizados os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) no contexto educacional brasileiro. A revisão de literatura permitiu apontar a avaliação como um fator fundamental para a qualificação da educação, elaborar um panorama das pesquisas sobre o PISA no Brasil, além de propiciar discussões sobre a necessidade do uso dos resultados das avaliações em larga escala. A partir da análise documental e de entrevistas semiestruturadas, foi possível não apenas apresentar um estudo sobre o uso dos resultados do PISA no país, mas também estabelecer categorias de usos como o Uso Indevido ou Não Uso, apresentando as possibilidades e dificuldades dessa utilização e o papel dos gestores nesse processo.

Keywords : PISA; Uso de Resultados; Avaliação Educacional; Políticas Públicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )