SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue69PAIC and equity in Elementary Schools in CearáA multilevel analysis of students’ transition from technical courses to higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

FERREIRA, Sandra Lúcia; MARCONDES, Anamérica Prado  and  NOVAES, Adelina. Indicadores psicossociais: um olhar ampliado para processos educativos. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.69, pp.874-894.  Epub Dec 01, 2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4052.

Questões voltadas para o encadeamento de relações em que a pertinência dos indicadores ganha sentido e legitimação - tais como as condições sociais de produção, difusão, reprodução e transformação - foram abordadas com vistas a introduzir uma discussão teórico- -metodológica que abarque a construção de indicadores psicossociais. Ao adotar a teoria das representações sociais, o estudo identificou que sua fecundidade para o desenvolvimento de avaliações educacionais ainda é insuficientemente explorada, apesar de o fenômeno das representações sociais conter o ato de avaliar. Nesse sentido, a proposição de adoção de um paradigma psicossocial para a elaboração de indicadores avaliativos no âmbito educacional foi entendida a partir de um novo ethos, bem como de uma renovada postura epistêmica, sem desconsiderar o rigor e a seriedade indispensáveis às pesquisas avaliativas.

Keywords : Indicadores Psicossociais; Avaliação da Educação; Representações Sociais; Psicologia Social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )