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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

FERREIRA, Sandra Lúcia; MARCONDES, Anamérica Prado  y  NOVAES, Adelina. Indicadores psicossociais: um olhar ampliado para processos educativos. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.69, pp.874-894.  Epub 01-Dic-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4052.

Questões voltadas para o encadeamento de relações em que a pertinência dos indicadores ganha sentido e legitimação - tais como as condições sociais de produção, difusão, reprodução e transformação - foram abordadas com vistas a introduzir uma discussão teórico- -metodológica que abarque a construção de indicadores psicossociais. Ao adotar a teoria das representações sociais, o estudo identificou que sua fecundidade para o desenvolvimento de avaliações educacionais ainda é insuficientemente explorada, apesar de o fenômeno das representações sociais conter o ato de avaliar. Nesse sentido, a proposição de adoção de um paradigma psicossocial para a elaboração de indicadores avaliativos no âmbito educacional foi entendida a partir de um novo ethos, bem como de uma renovada postura epistêmica, sem desconsiderar o rigor e a seriedade indispensáveis às pesquisas avaliativas.

Palabras clave : Indicadores Psicossociais; Avaliação da Educação; Representações Sociais; Psicologia Social.

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