SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue74QUOTA POLICIES: A META-EVALUATION STUDY OF PARANÁ STATE UNIVERSITIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

CAVALCANTI, ADEMILSON VEDOVATO; ALANIZ, ÉRIKA PORCELI  and  OLIVEIRA, MARIA ELIZA NOGUEIRA. LIMITES DO SINAES NA PERSPECTIVA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.74, pp.644-674.  Epub Oct 22, 2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5870.

O objetivo do artigo é analisar a influência da avaliação externa - parte integrante do atual Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - realizada in loco em duas instituições de ensino superior, uma pública e uma privada, situadas no estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa empírica, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com diretores institucionais e coordenadores de cursos de graduação. A análise nos permitiu verificar alguns limites do atual sistema de avaliação relacionados: ao desconhecimento dos pressupostos da avaliação pelos sujeitos participantes; ao tempo destinado ao processo avaliativo; ao método de escolha dos avaliadores em cada etapa; à ausência de políticas amparadas nos dados gerados pelo sistema; e à conversão, cada vez mais explícita, da avaliação em mecanismo de controle das práticas institucionais, que impossibilitam a autonomia dos sujeitos que atuam na educação superior.

Keywords : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; ENSINO SUPERIOR; SINAES; AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )