SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número74POLÍTICAS DE CUOTAS: UN ESTUDIO DE METAEVALUACIÓN EN LAS UNIVERSIDADES PROVINCIALES DE PARANÁ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

CAVALCANTI, ADEMILSON VEDOVATO; ALANIZ, ÉRIKA PORCELI  y  OLIVEIRA, MARIA ELIZA NOGUEIRA. LIMITES DO SINAES NA PERSPECTIVA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.74, pp.644-674.  Epub 22-Oct-2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5870.

O objetivo do artigo é analisar a influência da avaliação externa - parte integrante do atual Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - realizada in loco em duas instituições de ensino superior, uma pública e uma privada, situadas no estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa empírica, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com diretores institucionais e coordenadores de cursos de graduação. A análise nos permitiu verificar alguns limites do atual sistema de avaliação relacionados: ao desconhecimento dos pressupostos da avaliação pelos sujeitos participantes; ao tempo destinado ao processo avaliativo; ao método de escolha dos avaliadores em cada etapa; à ausência de políticas amparadas nos dados gerados pelo sistema; e à conversão, cada vez mais explícita, da avaliação em mecanismo de controle das práticas institucionais, que impossibilitam a autonomia dos sujeitos que atuam na educação superior.

Palabras clave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; ENSINO SUPERIOR; SINAES; AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )