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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

ALVES, Maria Teresa Gonzaga  y  FERRAO, Maria Eugénias1. Uma década da prova brasil: evolução do desempenho e da aprovação. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.75, pp.688-720.  Epub 08-Mayo-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6298.

O artigo analisa os dados originados pela aplicação da Prova Brasil, a fim de responder duas perguntas: no período de dez anos, houve avanços na qualidade da educação em termos de aprendizado e aprovação no ensino fundamental 1 e 2? Quem são os alunos que melhoraram (ou não), segundo recortes territoriais e características sociais? São apresentadas estatísticas descritivas dos níveis de proficiência e da autodeclaração sobre a reprovação dos alunos do 5º e 9º anos de 2007 a 2017. Os resultados mostram uma melhora contínua dos dois indicadores de qualidade em todas as regiões e grupos sociais. Porém, pelos critérios adotados, as diferenças entre os grupos sociais e regiões do país são importantes para entender os entraves no avanço global do aprendizado e na redução da reprovação.

Palabras clave : QUALIDADE DA EDUCAÇÃO; PROVA BRASIL; APRENDIZAGEM; RENDIMENTO DO ALUNO.

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