SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número75Brasil en el sistema Arcosur desde la visión de los actores brasileños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SIRAJ, Iram et al. Comparando índices regulatórios e não regulatórios de qualidade da educação infantil australiana. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.75, pp.958-982.  Epub 08-Mayo-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.6925.

Este estudo analisa as associações entre as pontuações provenientes de processos regulatórios de avaliação da qualidade da educação infantil australiana (Early Childhood Education and Care - ECEC) do National Quality Standard (NQS)2 e das duas escalas de avaliação de qualidade (SSTEW - Sustained Shared Thinking and Well Being; e ECERS-E - Early Childhood Environment Rating Scale-Extension). A amostra consiste em 257 unidades de ECEC em três estados australianos. Os resultados indicaram: associações positivas modestas entre as pontuações do NQS e das escalas; alguma especificidade entre as áreas de qualidade do NQS (aspectos do projeto e práticas pedagógicas para as crianças; relações com crianças) e de uma escala de avaliação - a SSTEW; variabilidade das pontuações das escalas de qualidade dentro de cada classificação do NQS; e atenuação dessas associações quando o tempo entre as avaliações ultrapassa 24 meses. As conclusões sugerem que o NQS e as escalas de avaliação indicam um núcleo comum de qualidade, mas capturam aspectos diferentes da qualidade, sugerindo que ambos poderiam ser usados para melhorar os padrões de qualidade nas pré-escolas australianas, onde as escalas de avaliação potencializam a qualidade ainda mais do que o NQS.

Palabras clave : NATIONAL QUALITY STANDARD; ECERS-E; SSTEW; QUALIDADE; PRÉ-ESCOLA; REGULAMENTAÇÃO.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )