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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SIRAJ, Iram et al. Comparando índices regulatórios e não regulatórios de qualidade da educação infantil australiana. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.75, pp.958-982.  Epub 08-Maio-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.6925.

Este estudo analisa as associações entre as pontuações provenientes de processos regulatórios de avaliação da qualidade da educação infantil australiana (Early Childhood Education and Care - ECEC) do National Quality Standard (NQS)2 e das duas escalas de avaliação de qualidade (SSTEW - Sustained Shared Thinking and Well Being; e ECERS-E - Early Childhood Environment Rating Scale-Extension). A amostra consiste em 257 unidades de ECEC em três estados australianos. Os resultados indicaram: associações positivas modestas entre as pontuações do NQS e das escalas; alguma especificidade entre as áreas de qualidade do NQS (aspectos do projeto e práticas pedagógicas para as crianças; relações com crianças) e de uma escala de avaliação - a SSTEW; variabilidade das pontuações das escalas de qualidade dentro de cada classificação do NQS; e atenuação dessas associações quando o tempo entre as avaliações ultrapassa 24 meses. As conclusões sugerem que o NQS e as escalas de avaliação indicam um núcleo comum de qualidade, mas capturam aspectos diferentes da qualidade, sugerindo que ambos poderiam ser usados para melhorar os padrões de qualidade nas pré-escolas australianas, onde as escalas de avaliação potencializam a qualidade ainda mais do que o NQS.

Palavras-chave : NATIONAL QUALITY STANDARD; ECERS-E; SSTEW; QUALIDADE; PRÉ-ESCOLA; REGULAMENTAÇÃO.

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