SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue76SELF-ASSESSMENT: OBSERVING AND ANALYZING THE TEACHING PRACTICETRAINING TRAINERS: TEXTUAL PRODUCTION TEACHING AND ASSESSMENT IN A MUNICIPAL EDUCATION SYSTEM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

TOMAS, MARIA CAROLINA; D’ALBUQUERQUE, RAQUEL WANDERLEY; NEVES, OTAVIANO FRANCISCO  and  MESQUITA, MAYTÊ CABRAL. ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DISCENTE NA AVALIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.76, pp.28-48.  Epub Aug 26, 2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6815.

O objetivo do artigo é compreender quais fatores influenciam a participação dos alunos em um processo de avaliação docente, identificando os perfis mais e menos propensos a participar, incluindo características individuais e dos cursos aos quais estão vinculados. Os dados analisados são da avaliação docente semestral de uma IES privada entre 2016 e 2018. O modelo de análise é a regressão logística multinível. Os resultados apontam que características individuais e também dos cursos, afetam a probabilidade de participação discente na avaliação dos professores: ser mulher, acima de 41 anos de idade, beneficiário de programas de financiamento ou bolsa de estudos, em um curso de licenciatura ou em um curso integral tendem a aumentar a probabilidade de participação na avaliação docente.

Keywords : AVALIAÇÃO DOCENTE; EDUCAÇÃO SUPERIOR; PARTICIPAÇÃO DO ALUNO.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )