SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número76AUTOAVALIAÇÃO: OBSERVANDO E ANALISANDO A PRÁTICA DOCENTEFORMANDO FORMADORES: ENSINO E AVALIAÇÃO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM REDE MUNICIPAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

TOMAS, MARIA CAROLINA; D’ALBUQUERQUE, RAQUEL WANDERLEY; NEVES, OTAVIANO FRANCISCO  e  MESQUITA, MAYTÊ CABRAL. ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DISCENTE NA AVALIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.76, pp.28-48.  Epub 26-Ago-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6815.

O objetivo do artigo é compreender quais fatores influenciam a participação dos alunos em um processo de avaliação docente, identificando os perfis mais e menos propensos a participar, incluindo características individuais e dos cursos aos quais estão vinculados. Os dados analisados são da avaliação docente semestral de uma IES privada entre 2016 e 2018. O modelo de análise é a regressão logística multinível. Os resultados apontam que características individuais e também dos cursos, afetam a probabilidade de participação discente na avaliação dos professores: ser mulher, acima de 41 anos de idade, beneficiário de programas de financiamento ou bolsa de estudos, em um curso de licenciatura ou em um curso integral tendem a aumentar a probabilidade de participação na avaliação docente.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO DOCENTE; EDUCAÇÃO SUPERIOR; PARTICIPAÇÃO DO ALUNO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )