SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue76TRAINING TRAINERS: TEXTUAL PRODUCTION TEACHING AND ASSESSMENT IN A MUNICIPAL EDUCATION SYSTEMIDEB AND EDUCATION POLICIES IN FOUR MUNICIPALITIES IN GREATER VITÓRIA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

XAVIER, FLAVIA PEREIRA  and  OLIVEIRA, VALÉRIA CRISTINA DE. APRENDIZADO, EXPECTATIVAS DOCENTES E RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.76, pp.76-103.  Epub Aug 26, 2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6487.

Este artigo analisa as inter-relações entre o desempenho escolar e fatores que caracterizam os processos e ambiente da sala de aula, se concentrando nos efeitos diretos e indiretos das atitudes docentes (relação professor-aluno percebida e expectativas docentes) sobre proficiência em Matemática de estudantes do ensino fundamental. A análise empírica contou com a estimação de um modelo estatístico de equações estruturais ajustado a partir de dados do Estudo Longitudinal da Geração Escolar (Geres) realizado nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Campo Grande e Salvador, entre 2005 e 2008. Os resultados indicaram que: as expectativas docentes possuem efeitos diretos sobre o desempenho do aluno; fatores de composição das turmas afetam a formação das expectativas; e a relação professor-aluno afeta diretamente os ganhos de aprendizado, sendo influenciada pelo sexo, situação de atraso escolar do aluno e clima disciplinar da turma.

Keywords : ATITUDE DO PROFESSOR; RENDIMENTO ESCOLAR; RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO; EXPECTATIVAS EDUCACIONAIS.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )