SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número76FORMANDO FORMADORES: ENSEÑANZA Y EVALUACIÓN DE LA PRODUCCIÓN TEXTUAL EN LA RED MUNICIPALIDEB Y POLÍTICAS EDUCACIONALES EN CUATRO MUNICIPIOS DEL ÁREA METROPOLITANA DE VITÓRIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

XAVIER, FLAVIA PEREIRA  y  OLIVEIRA, VALÉRIA CRISTINA DE. APRENDIZADO, EXPECTATIVAS DOCENTES E RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.76, pp.76-103.  Epub 26-Ago-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6487.

Este artigo analisa as inter-relações entre o desempenho escolar e fatores que caracterizam os processos e ambiente da sala de aula, se concentrando nos efeitos diretos e indiretos das atitudes docentes (relação professor-aluno percebida e expectativas docentes) sobre proficiência em Matemática de estudantes do ensino fundamental. A análise empírica contou com a estimação de um modelo estatístico de equações estruturais ajustado a partir de dados do Estudo Longitudinal da Geração Escolar (Geres) realizado nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Campo Grande e Salvador, entre 2005 e 2008. Os resultados indicaram que: as expectativas docentes possuem efeitos diretos sobre o desempenho do aluno; fatores de composição das turmas afetam a formação das expectativas; e a relação professor-aluno afeta diretamente os ganhos de aprendizado, sendo influenciada pelo sexo, situação de atraso escolar do aluno e clima disciplinar da turma.

Palabras clave : ATITUDE DO PROFESSOR; RENDIMENTO ESCOLAR; RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO; EXPECTATIVAS EDUCACIONAIS.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )