SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número78TEST ADAPTATIVO INFORMATIZADO DEL PROVINHA BRASIL - LEITURA: RESULTADOS Y PERSPECTIVAS¿QUÉ DIFERENCIA A LAS ESCUELAS CON BUEN DESEMPEÑO EN LOS ÚLTIMOS AÑOS DE LA ENSEÑANZA PRIMARIA? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SOUSA, LEANDRO ARAUJO DE; PONTES JUNIOR, JOSÉ AIRTON DE FREITAS  y  BRAGA, ADRIANA EUFRÁSIO. AS PROVAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO SÃO UNIDIMENSIONAIS?. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.554-576.  Epub 09-Jun-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7203.

O modelo de Teoria da Resposta ao Item utilizado em muitos testes educacionais no Brasil, como o Exame Nacional do Ensino Médio, exige que os itens sejam unidimensionais. Assim, esta pesquisa teve o objetivo de analisar se os itens desse exame apresentam essa suposição. Para tanto, com base em uma amostra aleatória de participantes que realizaram a prova em 2017, foi investigada a dimensionalidade das provas do exame por meio do teste de Análise Paralela e Análise Fatorial de Informação Plena. Os resultados encontrados indicam que alguns itens não são unidimensionais.

Palabras clave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; MÉTODOS DE AVALIAÇÃO; ANÁLISE FATORIAL; TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )