SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número78TESTE ADAPTATIVO INFORMATIZADO DA PROVINHA BRASIL - LEITURA: RESULTADOS E PERSPECTIVASO QUE DIFERENCIA ESCOLAS COM BOM DESEMPENHO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SOUSA, LEANDRO ARAUJO DE; PONTES JUNIOR, JOSÉ AIRTON DE FREITAS  e  BRAGA, ADRIANA EUFRÁSIO. AS PROVAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO SÃO UNIDIMENSIONAIS?. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.554-576.  Epub 09-Jun-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7203.

O modelo de Teoria da Resposta ao Item utilizado em muitos testes educacionais no Brasil, como o Exame Nacional do Ensino Médio, exige que os itens sejam unidimensionais. Assim, esta pesquisa teve o objetivo de analisar se os itens desse exame apresentam essa suposição. Para tanto, com base em uma amostra aleatória de participantes que realizaram a prova em 2017, foi investigada a dimensionalidade das provas do exame por meio do teste de Análise Paralela e Análise Fatorial de Informação Plena. Os resultados encontrados indicam que alguns itens não são unidimensionais.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; MÉTODOS DE AVALIAÇÃO; ANÁLISE FATORIAL; TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )