SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32THE RIGHT TO EDUCATION IN TIMES OF PANDEMICS: CHALLENGES OF THE EMANCIPATORY EVALUATIONSTUDENT ASSESSMENT IN THE PERCEPTION OF HIGHER EDUCATION PROFESSORS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

QUEVEDO-CAMARGO, GLADYS  and  PINHEIRO, LUZIA ALESSANDRA. ÉTICA NA AVALIAÇÃO DE LÍNGUAS ADICIONAIS: DA POSTURA DOCENTE AO INSTRUMENTO AVALIATIVO. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08641.  Epub July 21, 2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8641.

Este é um artigo reflexivo e propositivo que se debruça sobre a articulação entre uma perspectiva ética e a avaliação de línguas adicionais. Discorremos sobre os termos ética e moral, e situamos o desenvolvimento da avaliação ao longo dos séculos para entendermos seu relativismo histórico. Contextualizamos o surgimento de códigos de ética e diretrizes de boas práticas para a avaliação e, na tentativa de ir além das concepções filosóficas e comportamentais da ética e da justiça, buscamos concretizar tais concepções por meio da observância de princípios básicos da avaliação na elaboração e/ou utilização de instrumentos avaliativos em salas de aula por professores de línguas adicionais.

Keywords : ÉTICA; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINO DE LÍNGUAS; INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )