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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

QUEVEDO-CAMARGO, GLADYS  e  PINHEIRO, LUZIA ALESSANDRA. ÉTICA NA AVALIAÇÃO DE LÍNGUAS ADICIONAIS: DA POSTURA DOCENTE AO INSTRUMENTO AVALIATIVO. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08641.  Epub 21-Jul-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8641.

Este é um artigo reflexivo e propositivo que se debruça sobre a articulação entre uma perspectiva ética e a avaliação de línguas adicionais. Discorremos sobre os termos ética e moral, e situamos o desenvolvimento da avaliação ao longo dos séculos para entendermos seu relativismo histórico. Contextualizamos o surgimento de códigos de ética e diretrizes de boas práticas para a avaliação e, na tentativa de ir além das concepções filosóficas e comportamentais da ética e da justiça, buscamos concretizar tais concepções por meio da observância de princípios básicos da avaliação na elaboração e/ou utilização de instrumentos avaliativos em salas de aula por professores de línguas adicionais.

Palavras-chave : ÉTICA; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINO DE LÍNGUAS; INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO.

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