SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32EDUCATIONAL ACCOUNTABILITY: DISCURSIVE MEANINGS IN ANALYSISEVALUATION, QUALITY AND EARLY CHILDHOOD EDUCATION: ANALYSIS OF A MUNICIPAL EXPERIENCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

NOVAES, VALCANTI; MELLO, JOÃO GABRIEL DE; SOARES, ANTONIO JORGE GONÇALVES  and  TELLES, SILVIO DE CASSIO COSTA. A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENEM: UM ESTUDO ANALÍTICO DE CONTEÚDO. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e06964.  Epub July 21, 2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.6964.

Desde 2009, a Educação Física (EF) está presente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inaugurando sua participação em exames de larga escala na educação básica. Este estudo se dedica às questões dessa disciplina no Enem, desde sua inserção até 2019, e tem como objetivo analisar seu conteúdo ante a intencionalidade do exame e o conhecimento dessa disciplina. Os resultados apontam, nas 43 questões identificadas, uma inadequação dos conteúdos da EF, por desconsiderarem as habilidades e os objetos de conhecimento específicos indicados pela matriz do exame, além dos próprios conflitos no campo do currículo refletidos nas provas. Ao final, questionamos a fidedignidade do exame como instrumento avaliativo, assim como seu papel de incitar mudanças no campo do currículo.

Keywords : EDUCAÇÃO FÍSICA; ENEM; CURRÍCULO; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )