SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32ACCOUNTABILITY EDUCATIVA: SENTIDOS DISCURSIVOS EN ANÁLISISEVALUACIÓN, CALIDAD Y EDUCACIÓN INFANTIL: ANÁLISIS DE UNA EXPERIENCIA MUNICIPAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

NOVAES, VALCANTI; MELLO, JOÃO GABRIEL DE; SOARES, ANTONIO JORGE GONÇALVES  y  TELLES, SILVIO DE CASSIO COSTA. A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENEM: UM ESTUDO ANALÍTICO DE CONTEÚDO. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e06964.  Epub 21-Jul-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.6964.

Desde 2009, a Educação Física (EF) está presente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inaugurando sua participação em exames de larga escala na educação básica. Este estudo se dedica às questões dessa disciplina no Enem, desde sua inserção até 2019, e tem como objetivo analisar seu conteúdo ante a intencionalidade do exame e o conhecimento dessa disciplina. Os resultados apontam, nas 43 questões identificadas, uma inadequação dos conteúdos da EF, por desconsiderarem as habilidades e os objetos de conhecimento específicos indicados pela matriz do exame, além dos próprios conflitos no campo do currículo refletidos nas provas. Ao final, questionamos a fidedignidade do exame como instrumento avaliativo, assim como seu papel de incitar mudanças no campo do currículo.

Palabras clave : EDUCAÇÃO FÍSICA; ENEM; CURRÍCULO; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )