SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL: SENTIDOS DISCURSIVOS EM ANÁLISEAVALIAÇÃO, QUALIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA MUNICIPAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

NOVAES, VALCANTI; MELLO, JOÃO GABRIEL DE; SOARES, ANTONIO JORGE GONÇALVES  e  TELLES, SILVIO DE CASSIO COSTA. A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENEM: UM ESTUDO ANALÍTICO DE CONTEÚDO. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e06964.  Epub 21-Jul-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.6964.

Desde 2009, a Educação Física (EF) está presente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inaugurando sua participação em exames de larga escala na educação básica. Este estudo se dedica às questões dessa disciplina no Enem, desde sua inserção até 2019, e tem como objetivo analisar seu conteúdo ante a intencionalidade do exame e o conhecimento dessa disciplina. Os resultados apontam, nas 43 questões identificadas, uma inadequação dos conteúdos da EF, por desconsiderarem as habilidades e os objetos de conhecimento específicos indicados pela matriz do exame, além dos próprios conflitos no campo do currículo refletidos nas provas. Ao final, questionamos a fidedignidade do exame como instrumento avaliativo, assim como seu papel de incitar mudanças no campo do currículo.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO FÍSICA; ENEM; CURRÍCULO; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )