SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32POLICIES FOR TEACHER TRAINING AND COURSE REGULATION IN PORTUGAL AND BRAZILEXTERNAL EVALUATION AND MANAGEMENT OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN THE CITY OF TERESINA, PIAUÍ author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

MARQUES, FELIPE CÉSAR  and  CUNHA, MARINA SILVA DA. IMPACTOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O DESEMPENHO ESTUDANTIL NO ENADE 2015-2017. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e06744.  Epub Nov 23, 2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.6744.

O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto das bolsas de iniciação científica sobre o desempenho dos alunos bolsistas do ensino presencial nas universidades federais e estaduais do Brasil. Para tanto, utiliza-se como medida de resultado a nota dos alunos concluintes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2015 a 2017. Devido ao problema do viés de autosseleção, foi empregada a técnica de pareamento por escore de propensão. Os resultados mostram um impacto positivo, significativo e robusto em favor dos alunos bolsistas, da ordem de 0,21 a 0,31 desvios-padrão. Tendo alunos bolsistas de outras modalidades em um segundo grupo de controle, os resultados, em geral, ainda indicam o melhor desempenho dos alunos de IC, embora as diferenças sejam reduzidas.

Keywords : AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS; INICIAÇÃO CIENTÍFICA; EDUCAÇÃO SUPERIOR.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )