SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32POLÍTICAS DE FORMACIÓN DOCENTE Y REGULACIÓN DE CURSOS EN PORTUGAL Y BRASILEVALUACIÓN EXTERNA Y GESTIÓN DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN EL MUNICIPIO DE TERESINA, PIAUÍ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

MARQUES, FELIPE CÉSAR  y  CUNHA, MARINA SILVA DA. IMPACTOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O DESEMPENHO ESTUDANTIL NO ENADE 2015-2017. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e06744.  Epub 23-Nov-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.6744.

O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto das bolsas de iniciação científica sobre o desempenho dos alunos bolsistas do ensino presencial nas universidades federais e estaduais do Brasil. Para tanto, utiliza-se como medida de resultado a nota dos alunos concluintes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2015 a 2017. Devido ao problema do viés de autosseleção, foi empregada a técnica de pareamento por escore de propensão. Os resultados mostram um impacto positivo, significativo e robusto em favor dos alunos bolsistas, da ordem de 0,21 a 0,31 desvios-padrão. Tendo alunos bolsistas de outras modalidades em um segundo grupo de controle, os resultados, em geral, ainda indicam o melhor desempenho dos alunos de IC, embora as diferenças sejam reduzidas.

Palabras clave : AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS; INICIAÇÃO CIENTÍFICA; EDUCAÇÃO SUPERIOR.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )