SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E REGULAÇÃO DE CURSOS EM PORTUGAL E NO BRASILAVALIAÇÃO EXTERNA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE TERESINA, PIAUÍ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

MARQUES, FELIPE CÉSAR  e  CUNHA, MARINA SILVA DA. IMPACTOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O DESEMPENHO ESTUDANTIL NO ENADE 2015-2017. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e06744.  Epub 23-Nov-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.6744.

O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto das bolsas de iniciação científica sobre o desempenho dos alunos bolsistas do ensino presencial nas universidades federais e estaduais do Brasil. Para tanto, utiliza-se como medida de resultado a nota dos alunos concluintes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2015 a 2017. Devido ao problema do viés de autosseleção, foi empregada a técnica de pareamento por escore de propensão. Os resultados mostram um impacto positivo, significativo e robusto em favor dos alunos bolsistas, da ordem de 0,21 a 0,31 desvios-padrão. Tendo alunos bolsistas de outras modalidades em um segundo grupo de controle, os resultados, em geral, ainda indicam o melhor desempenho dos alunos de IC, embora as diferenças sejam reduzidas.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS; INICIAÇÃO CIENTÍFICA; EDUCAÇÃO SUPERIOR.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )