SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32RUBRICS: PERFORMANCE ASSESSMENT ORIENTED TO SKILLS IN HIGHER EDUCATIONRESEARCH ON EVALUATION PORTFOLIOS IN TEACHER TRAINING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

SILVA, DAYANE MARTIN  and  APARICIO, ANA SÍLVIA MOÇO. CONTRIBUIÇÕES DA PLATAFORMA FOCO APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e06551.  Epub Nov 23, 2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.6551.

Este trabalho investigou contribuições da Plataforma Foco Aprendizagem ao trabalho do professor de Língua Portuguesa e ao melhor desempenho dos alunos nas habilidades previstas pela Matriz de Avaliação Processual, implantada em 2016. O estudo é intervencionista, conduzido na própria prática do pesquisador/professor. O referencial teórico baseia-se na concepção dialógica da língua, de Bakhtin, e nas abordagens de ensino de gêneros textuais do Grupo de Didática de Línguas de Genebra. Os dados foram obtidos em turmas de 6º ano de uma escola da Grande São Paulo. Os resultados evidenciam que o uso da plataforma contribuiu para o melhor desempenho dos alunos em todas as habilidades previstas, bem como para o trabalho do professor na realização de diagnósticos e intervenções mais individualizadas.

Keywords : ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA; AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR; CURRÍCULO SÃO PAULO; PLATAFORMA FOCO APRENDIZAGEM.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )