SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33CALIDAD DE LOS ÍTEMS DE ELECCIÓN MÚLTIPLE UTILIZADOS EN UNA PRUEBA DE PROGRESOADAPTACIÓN BRASILEÑA DE HOPE: ESCALA DE RASTREABILIDAD DE SUPERDOTACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

QUEIROZ-NETO, JOSÉ PINHEIRO DE; ANDRADE, ALEXANDRA NASCIMENTO DE; SOUZA, CLISIVÂNIA DUARTE DE  y  CHAGAS, EMANUELLE LORENA TEIXEIRA. AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIA NO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08463.  Epub 29-Mar-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8463.

Este artigo visa a contribuir com alternativas para avaliação educacional no contexto da pandemia de covid-19. Durante o período de isolamento social, os professores passaram a ensinar mediante práticas pedagógicas remotas em caráter emergencial, sobretudo com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, o que trouxe novos desafios para o processo de ensino e aprendizagem na escola. Entre tais desafios, encontra-se o da avaliação remota, diferente daquela usualmente empregada no ensino presencial. Apresentamos a avaliação formativa como uma estratégia viável nesse contexto, trazendo à discussão conceitos importantes e demonstrando sua efetividade a partir de duas utilizações práticas, com resultados significativos.

Palabras clave : AVALIAÇÃO FORMATIVA; MÉTODOS DE AVALIAÇÃO; ENSINO PELA INTERNET.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )