SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33CONNECTED TO NATURE: A PROPOSAL FOR A GAMIFIED ASSESSMENT ACTIVITYDEVELOPMENTAL THEORY AND EVALUATION IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

RAIHER, AUGUSTA PELINSKI. POLÍTICAS DE COTAS NA UEPG: ANÁLISE DO ABANDONO E DO RENDIMENTO ACADÊMICO. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08475.  Epub Mar 28, 2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8475.

Este artigo teve como objetivo avaliar o abandono e a eficiência (em termos de nota média) dos alunos cotistas versus os não cotistas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), subdividindo a análise entre licenciatura e bacharelado. Para isso, os alunos foram acompanhados durante pelo menos oito anos e, na sequência, aplicou-se o método Propensity Score Matching. Como corolário, não se encontrou diferença significativa entre o rendimento médio dos graduados cotistas versus os de entrada universal. No caso do abandono, constatou-se menor desistência dos alunos cotistas, especialmente quando se analisou os cursos de bacharelado.

Keywords : AÇÃO AFIRMATIVA; ABANDONO; RENDIMENTO ACADÊMICO; EDUCAÇÃO SUPERIOR.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )