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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

ROTHEN, JOSÉ CARLOS; GOMES, LUIZ ROBERTO  y  OLIVEIRA, MARIA ELIZA NOGUEIRA. A AUTONOMIA-HETERÔNOMA NA GESTÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: O CASO PPGE-UFSCAR. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08515.  Epub 16-Ene-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8515.

O artigo aborda os desafios da gestão dos programas de pós-graduação em educa- ção (PPGE) em face do sistema de avaliação da pós-graduação brasileira, coordenado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). As discussões se fundamentam em fontes documentais e bibliográficas. O cotejamento e a análise das fontes permitiram concluir que a gestão do PPGE-UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) se pautou no exercício da autonomia-heterônoma, cujo fundamento é o redirecionamento progressivo das políticas internas ao atendimento das prerrogativas externas, como recurso de adaptação, considerando-se as particularidades institucionais.

Palabras clave : AUTONOMIA-HETERÔNOMA; GESTÃO DA QUALIDADE; AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO..

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