SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33IMPROVEMENT OF THE CT PUZZLE TEST FOR COMPUTATIONAL THINKING ASSESSMENTACCOUNTABILITY POLICIES IN STATE EDUCATION IN CEARÁ, PERNAMBUCO AND PARAÍBA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

BOLZAN, LARISSA MEDIANEIRA; OTERO, WALTER RUBEN IRIONDO  and  BOTELHO, RAFAEL MONTEIRO. AUTOAVALIAÇÃO E HETEROAVALIAÇÃO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e09199.  Epub Jan 16, 2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.9199.

Esta pesquisa-ação teve como objetivo compreender o impacto dos mecanismos de autoavaliação e heteroavaliação no ensino superior, por meio de abordagem prática num curso de engenharia. Para tal, foram realizadas experiências em cinco semestres, sendo três ocorridos presencialmente e dois como ensino remoto (devido à pandemia de covid-19), na mesma disciplina do curso superior de Engenharia de Produção de uma instituição pública de ensino no Brasil. Como principais resultados, observou-se que as práticas de heteroavaliação e autoavaliação proporcionaram transparência ao processo de avaliação, potencializaram o aprendizado dos acadêmicos e fizeram com que eles mantivessem o comprometimento na tarefa proposta.

Keywords : AUTOAVALIAÇÃO; HETEROAVALIAÇÃO; ENSINO SUPERIOR; ENSINO REMOTO..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )