Estudos em Avaliação Educacional
Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X
Abstract
BOLZAN, LARISSA MEDIANEIRA; OTERO, WALTER RUBEN IRIONDO and BOTELHO, RAFAEL MONTEIRO. AUTOAVALIAÇÃO E HETEROAVALIAÇÃO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e09199. Epub Jan 16, 2023. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v33.9199.
Esta pesquisa-ação teve como objetivo compreender o impacto dos mecanismos de autoavaliação e heteroavaliação no ensino superior, por meio de abordagem prática num curso de engenharia. Para tal, foram realizadas experiências em cinco semestres, sendo três ocorridos presencialmente e dois como ensino remoto (devido à pandemia de covid-19), na mesma disciplina do curso superior de Engenharia de Produção de uma instituição pública de ensino no Brasil. Como principais resultados, observou-se que as práticas de heteroavaliação e autoavaliação proporcionaram transparência ao processo de avaliação, potencializaram o aprendizado dos acadêmicos e fizeram com que eles mantivessem o comprometimento na tarefa proposta.
Keywords : AUTOAVALIAÇÃO; HETEROAVALIAÇÃO; ENSINO SUPERIOR; ENSINO REMOTO..