SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33APRIMORAMENTO DO CT PUZZLE TEST PARA AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONALPOLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO ESTADUAL DO CEARÁ, PERNAMBUCO E PARAÍBA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

BOLZAN, LARISSA MEDIANEIRA; OTERO, WALTER RUBEN IRIONDO  e  BOTELHO, RAFAEL MONTEIRO. AUTOAVALIAÇÃO E HETEROAVALIAÇÃO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e09199.  Epub 16-Jan-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.9199.

Esta pesquisa-ação teve como objetivo compreender o impacto dos mecanismos de autoavaliação e heteroavaliação no ensino superior, por meio de abordagem prática num curso de engenharia. Para tal, foram realizadas experiências em cinco semestres, sendo três ocorridos presencialmente e dois como ensino remoto (devido à pandemia de covid-19), na mesma disciplina do curso superior de Engenharia de Produção de uma instituição pública de ensino no Brasil. Como principais resultados, observou-se que as práticas de heteroavaliação e autoavaliação proporcionaram transparência ao processo de avaliação, potencializaram o aprendizado dos acadêmicos e fizeram com que eles mantivessem o comprometimento na tarefa proposta.

Palavras-chave : AUTOAVALIAÇÃO; HETEROAVALIAÇÃO; ENSINO SUPERIOR; ENSINO REMOTO..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )