SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34SCHOOL EFFECTIVENESS IN FEDERAL TECHNICAL AND VOCATIONAL EDUCATION INSTITUTIONSRELATIONSHIP BETWEEN SINAES EVALUATORS’ COMPETENCE AND EXPERIENCE IN EVALUATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

SANTOS, EDMILSON SANTOS DOS; REIS, MARIA DA CONCEIÇÃO DOS; SILVA, YURE GONÇALVES DA  and  RESENDE, MÁRIO. O ACESSO DOS ESTUDANTES NEGROS AO ENSINO SUPERIOR:O CASO DA UFCSPA. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09938.  Epub Dec 29, 2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9938.

Este trabalho busca compreender o impacto das políticas de ações afirmativas no ensino superior. Nesse sentido, três objetivos orientaram o estudo: avaliar a distribuição dos estudantes negros por curso da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; comparar o percentual de estudantes negros matriculados por curso com a representação proporcional do grupo no estado do Rio Grande do Sul; analisar a distribuição dos estudantes negros por curso na ampla concorrência. Os dados foram submetidos à estatística descritiva e revelaram a ampliação da participação de estudantes negros em todos os cursos e em patamares superiores à participação dessa população no estado e que o fim da Lei n. 12.711/2012 terá como impacto imediato a retração de matrículas de estudantes negros.

Keywords : AÇÃO AFIRMATIVA; SISTEMA DE COTAS; ENSINO SUPERIOR.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )