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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SANTOS, EDMILSON SANTOS DOS; REIS, MARIA DA CONCEIÇÃO DOS; SILVA, YURE GONÇALVES DA  e  RESENDE, MÁRIO. O ACESSO DOS ESTUDANTES NEGROS AO ENSINO SUPERIOR:O CASO DA UFCSPA. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09938.  Epub 29-Dez-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9938.

Este trabalho busca compreender o impacto das políticas de ações afirmativas no ensino superior. Nesse sentido, três objetivos orientaram o estudo: avaliar a distribuição dos estudantes negros por curso da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; comparar o percentual de estudantes negros matriculados por curso com a representação proporcional do grupo no estado do Rio Grande do Sul; analisar a distribuição dos estudantes negros por curso na ampla concorrência. Os dados foram submetidos à estatística descritiva e revelaram a ampliação da participação de estudantes negros em todos os cursos e em patamares superiores à participação dessa população no estado e que o fim da Lei n. 12.711/2012 terá como impacto imediato a retração de matrículas de estudantes negros.

Palavras-chave : AÇÃO AFIRMATIVA; SISTEMA DE COTAS; ENSINO SUPERIOR.

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